sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Projeto Escuna manhã
Com a instalação do laboratório de informática na escola Helena Small concedido pelo Projeto Escuna 2008, as professoras optaram por trabalhar os conteúdos didáticos através da elaboração de slides, visto que esta atividade deprendia a atenção dos alunos. Os slides foram criados de acordo com o assunto escolhido por cada grupo, isto é, temas dos quais os estudantes demonstraram interesse, curiosidade, dúvidas.
Projeto Animais do Mar
A partir dessas pesquisas os alunos encontraram vários vídeos sobre a esses animais destino. Os alunos também puderam conhecer o Museu Oceanográfico da FURG.
“Como nosso trabalho de pesquisa é sobre os animais que vivem no mar, então aproveitamos e fomos ao Museu Oceanográfico.
O esqueleto da baleia azul foi a primeira coisa que nós vimos, ela chega a ter mas a que havia lá tinha e 64 ossos.
Vimos várias espécies de peixes: Albacora, Corvina, Marlim, Agulhão Negro, Tartaruga Amarela, peixe Pijama, Martelo, Limpa Fundo... e até um peixe de óculos. Achamos o máximo!!!
Fomos ver o Leão Marinho que foi pego desde pequeno pelas pessoas que trabalham no museu. Ele mora lá há 14 anos. Seu nome é Pirelo.
Vimos os pingüins. Alguns já foram soltos na praia do Cassino mas como esses estavam mais fraquinhos tiveram que ficar.
Dentro do museu tinha muitos cartazes com tipos de peixes diferentes e uma TV que passava vídeos do mar.
Enfim, pudemos ver os diferentes tipos de animais marinhos.
Foi um passeio sensacional!!!”
(Texto redigido por alunos do 3º ano A)
Professora Gicelda
3 ano
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Projeto Moradia
Primeiramente, cantamos a música “da casa” de Vinícius de Moraes e conversamos sobre como era a casa de cada um, e então, desenharam sobre o que havíamos discutido.
Também conversamos um pouco sobre os tipos de moradia, as casas das próprias crianças e fomos lá fora, observar as casas das redondezas reparando semelhanças e diferenças.
Em seguida os alunos montaram cada um uma maquete de sua casa junto com seus pais, foram feitas várias perguntas: como se chega lá? Você mora perto de quê? No mesmo dia assistimos um desenho animado chamado “Sem Florestas” que contava a história de animais que pela ganância do homem perderam seu habitat para a construção de condomínios de luxo para os humanos.
Outra atividade feita com os alunos foi um passeio pela praça Tamandaré onde encontram-se vários animais como coelhos, aves, patos e porquinho da índia, e onde os alunos puderam fazer várias descobertas, inclusive como esses animais constroem suas moradias.
Durante todo projeto os alunos fizeram visitas a casa da professora e de colegas, todas agendadas preveamente, onde puderam perceber os diferentes costumes, observando as diferenças, semelhanças, e assim por diante.
Tia Leysa
1 ano
Projeto Borboletas
A professora solicitou aos alunos e pais que fizessem pesquisas em casa sobre borboletas e mariposas e trazerem todo material para a escola. Houve um grande envolvimento dos pais com o projeto por isso, conseguimos muito material inclusive vídeos explicativos sobre as metamorfoses da borboleta e seu ciclo de vida.
Logo após convidamos EMEI Tia Luizinha para se apresentarem na escola com o teatrinho intitulado “Metamorfose das borboletas”.
Com intuito de mostrar a escola os conhecimentos adquiridos pelos alunos no projeto, foram feitos cartazes para serem colocados em várias partes da escola, esclarecendo dúvidas sobre a diferença de borboletas e mariposas.
Tia Ronice
1 ano
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Projeto Escuna
O Projeto Escuna, a partir da parceria FURG e PMRG, tem como objetivos: proporcionar aos estudantes e professores das escolas da rede municipal de ensino e às comunidades próximas a construção do conhecimento através da informática e da Internet; desenvolver a metodologia de projetos de aprendizagem a partir do desejo e da curiosidade dos estudantes e dos professores e construir Ambientes Virtuais de Aprendizagem a fim de constituir comunidade virtuais comprometidas com suas aprendizagens. São 33 escolas municipais que participam do Projeto.